JUSTIFICATIVA
Há uma frase, atribuída por muitos a Aristóteles, que diz o seguinte: “ É fazendo que a gente aprende a fazer aquilo que se deve aprender a fazer”.
Portanto, nada mais justificável do que definir como tema de trabalho para nós, estudantes do curso de Letras, a partir da proposta de um trabalho acadêmico de livre escolha, o estudo de um autor de relevância e notoriedade na literatura brasileira.
A sugestão de estudar Machado de Assis partiu desse pressuposto, uma vez que ele se constitui numa fonte inesgotável de temas e assuntos, considerando, além de sua vasta obra, os mais diversos temas abordados ao longo de toda sua vida profissional.
Sem grandes pretensões, nós também estamos nos aventurando a iniciar um trabalho sobre o tema: “as mulheres de Machado de Assis!” que, embora recorrente em sua obra, apresenta no meio acadêmico, a partir de uma pesquisa superficial feita pelo grupo, pouca produção.
Portanto, acreditamos que esse trabalho, embora ainda sem uma rigorosidade metódica, mas carregado de intenções, no sentido de provocar uma discussão mais ampla, um maior interesse pelo tema, possa servir a esse propósito.
Acreditamos que os primeiros a lucrar com os resultados dessa tarefa somos nós alunos, pois o mesmo nos permitirá fazer um passeio pela obra de Machado, além de permitir colocar em prática os primeiros aspectos teóricos a cerca da Teoria Literária, com os quais temos tido contato a partir do curso de Letras.
Enfim, a partir do fazer, do colocar em prática nossos conhecimentos adquiridos, é que esperamos aprender a fazer o que devemos aprender a fazer.