domingo, 30 de outubro de 2016

Escola interdisciplinar: um caminho para renovação


É de conhecimento geral que o nosso modelo de escola está bastante ultrapassado e que precisamos de décadas para discutir como seria nosso modelo ideal de escola. Mesmo depois de decidido o novo modelo, não seria do dia para a noite que conseguiríamos transforma-la e capacitar todos os profissionais da educação, para que isso aconteça, precisamos de um modelo de transição e que torne a escola interessante para o aluno e um ambiente mais dinâmico.
Já existem escolas que seguem moldes diferentes dos tradicionais, porém é algo reservado geralmente a esfera particular, pois a maioria das escolas públicas não recebem verba suficiente (além de outros fatores) para que seja feita a mudança.
Também temos os problemas na formação de professores que, por mais que negamos não podemos deixar de perceber que são oriundos de instituições de ensinos tão obsoletas quanto as que irão trabalhar.

Como começar a mudar a escola com o que temos disponível na escola pública?

Ao contrário do que se possa imaginar, a interdisciplinaridade[1] não confunde o aluno, pelo contrário: o conteúdo torna-se mais interessante pois ele percebe que o que está sendo estudado é algo que pode ser interligado, pois o que temos hoje é a sensação que os conteúdos na sala de aula são blocos que estão muito distantes um do outro. Um exemplo: O professor de história explica o renascimento como movimento artístico, os professores de literatura, matemática, ciências e geografia podem aproveitar desse assunto para ensinar conteúdos.
Também podemos utilizar a interdisciplinaridade para mostrar aos alunos que os conteúdos em sala de aula se aplicam na sua vida prática, na natureza e até mesmo em suas relações pessoais.
Essa modificação não requer tantos recursos, o necessário é a realização de um planejamento dos docentes e dos coordenadores das escolas. Também pode ser usado como teste durante um bimestre para verificar se há a aceitação pelos alunos ou viabilidade de tornar o processo algo rotineiro e se pode durar durante todo ano letivo.
Não sabemos se essa proposta funcionará, porém o que devemos fazer é tentar tornar a escola um lugar mais prazeroso para todos e onde o ensino seja menos conteudista e mais prático.




Trabalho realizado para a disciplina Informática da educação do professor Weslei Clem.
Aluna: Thais Cristina Lombardi Serafim- 2º período Letras
UEMG- 2016

[1] "A interdisciplinaridade é um elo entre o entendimento das disciplinas nas suas mais variadas áreas. Sendo importante, pois, abrangem temáticas e conteúdos permitindo dessa forma recursos inovadores e dinâmicos, onde as aprendizagens são ampliadas." Disponível em: <http://www.portalanpedsul.com.br/admin/uploads/2012/Formacao_de_Professores/Trabalho/12_01_35_2414-7116-1-PB.pdf>

Nenhum comentário:

Postar um comentário