terça-feira, 29 de novembro de 2016

O uso da ferramenta blog na educação

O uso da ferramenta blog na educação

Bem o uso de blog na educação vem sendo um tema bastante estudado e discutido é bem certo que o uso dessas tecnologias hora ou outra vai ser incorporada na sala de aula como aponta Adriana Silva, “Portanto, é chegada a hora de incorporar essas mudanças no ensino, mas, como se trata de um campo relativamente novo, ainda são necessários muitos estudos e reflexão sobre o assunto.” Em seu artigo por titulo: O USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS NO ensino EDUCACIONAL WEB BLOGS.
Mas a questão é como e quando, pois existem muitas dificuldades no que concerne a estrutura das escolas no que tange a laboratórios de informática além de haver uma discussão a respeito dos métodos que devem ser utilizados no uso dessa ferramenta como dito no artigo BLOGS PARA A APRENDIZAGEM DE FÍSICA E QUÍMICA, “ Os blogs educacionais podem ser usados de distintas formas, tendo como base diferentes concepções teóricas.”, sendo assim é necessário tomar uma orientação teórica e também os meios físicos (laboratórios) .
Outro obstáculo para a utilização de blogs são em alguns casos a falta de conhecimento de informática como constatado na pesquisa feita para a produção do artigo BLOGS PARA A APRENDIZAGEM DE FÍSICA E QUÍMICA.

De qualquer forma o uso de blogs para o melhora do ensino se faz uma boa opção, pois muitos estudos feitos demostram um bom aproveitamento como nos indica  Silvia F. S. Moresco  e  Patricia Alejandra Behar, “ Os blogs são excelentes ferramentas comunicacionais, pois oferecem aos alunos uma nova e eficaz forma de comunicação, onde é possível expressar opiniões, refletir sobre o que está sendo estudado, trocar idéias, conviver em grupo e construir conhecimentos.” Sendo assim seria muito bom que os professores agregassem aos seus métodos de ensino o uso de blogs como uma ferramenta para transmitir o ensino.
Texto feito para trabalho da Universidade Estadual Minas Gerais no 2° período do curso de Letras/Inglês professor Weslei Clem. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário